segunda-feira, 26 de abril de 2010

WWF Brasil - Concurso já reúne mais de 250 imagens

WWF Brasil - Concurso já reúne mais de 250 imagens

Mais de 250 imagens enviadas por internautas já fazem parte do Concurso de Vídeo e Foto Olhares sobre a Água e o Clima, lançado pelo WWF-Brasil com o objetivo de provocar a reflexão sobre os diversos significados destes dois temas, sejam do ponto de vista físico, filosófico, religioso ou estético.

São quatro categorias: fotos de alta definição, de baixa definição ou de celular, e vídeos de baixa e alta resoluções. O primeiro colocado em cada uma das categorias receberá um troféu exclusivo e uma viagem de quatro dias e três noites para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) e um kit dos realizadores do concurso. Mais detalhes e as regras do concurso estão no site www.olharesaguaeclima.org.br, onde podem ser feitas as inscrições e o envio das fotos e vídeos.

“Achamos fundamental que as pessoas integrem as questões ambientais em seu cotidiano, em especial no que tange ao cuidado com a água. A mera busca de uma imagem para o concurso já é, em si, uma reflexão sobre este recurso fundamental à vida”, avalia Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.
A intenção dos realizadores é incentivar a reflexão sobre a necessidade de preservar a água e cuidar do clima. Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, foi a forma escolhida para contribuir para a Década da Água, de 2005 a 2015, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A fotografia é uma forma de manifestação cultural e artística com grande poder para sensibilizar as pessoas e despertar a consciência. O olhar do fotógrafo é um instrumento poderoso para tornar visível o estado das águas e motivar a sociedade para a necessidade de proteger esse bem vital”, disse Dalvino Troccoli Franca, diretor da ANA e coordenador da ação programada da água e cultura.

Para Ariel Scheffer da Silva, gerente de Sustentabilidae do HSBC, será possível avaliar a visão do brasileiro para os diversos valores da água.

"Este concurso é uma ótima iniciativa e uma grande oportunidade para que os brasileiros possam registrar as diversas visões sobre os valores da água para nossa sociedade. Tenho certeza que vamos ver fotos lindas e que expressarão a importância deste recurso tão precioso para nossas vidas e para nossa economia”, avalia Ariel.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por votação aberta na internet e os trabalhos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora, formada por convidados ligados à área de meio ambiente e profissionais das áreas de fotografia e vídeo, que escolherão os vencedores de cada categoria.

Fonte: http://www.wwf.org.br

WWF Brasil - Concurso já reúne mais de 250 imagens

WWF Brasil - Concurso já reúne mais de 250 imagens

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nova fonte de energia transforma calor em eletricidade

Físicos americanos desenvolveram um pequeno dispositivo que transforma calor em eletricidade de forma ultra-eficiente. A técnica pode reciclar o calor excessivo gerado por computadores, economizando energia.

Segundo o site Science Daily, o dispositivo, desenvolvido na Universidade de Utah, funciona em duas etapas. Primeiro, transforma o calor em ondas sonoras. Em seguida, transforma as ondas sonoras em eletricidade.

O processo, segundo o pesquisador Orest Symko, é bem simples mas muito eficiente: "conseguimos desenvolver uma nova fonte de energia renovável, que reutiliza energia desperdiçada em forma de calor". Symko planeja testar a nova tecnologia em um radar militar e nas caldeiras de aquecimento de água da universidade, dois lugares em que muita energia se perde em forma de calor.

Ao gerar eletricidade, o dispositivo retira calor do ambiente ou de algum objeto. Como efeito colateral, esse objeto acaba sendo resfriado. O dispositivo pode, portanto, alimentar parcialmente um computador usando o próprio calor gerado por ele.

Isso reduz a necessidade de energia externa para alimentar os circuitos e pode até dispensar o uso de resfriamento forçado, que também gasta energia. Em um PC, por exemplo, a nova fonte de energia substituiria o "cooler", garantindo o resfriamento do processador e reutilizando a energia que seria perdida em forma de calor.

O site eWeek especula que o processo pode, por exemplo, deixar os laptops mais frios e estender a carga da bateria por várias horas. Se aplicada em datacenters e CPDs, a tecnologia pode reduzir drasticamente o consumo de eletricidade.

De acordo com o comunicado de imprensa da Universidade de Utah, a pesquisa foi financiada pelo Exército dos Estados Unidos.

Fonte: Magnet

Finalmente né? um passo a frente!! o caminho é aprimorar a tecnologia, otimização é a palavra de ordem! Boto fé que em breve chega o tempo de as coisas gerarem sua própria energia.



Depois daquelas famigeradas lanterninhas que você chacoalha pra carregar(lanterna com dínamo - Um dínamo é um dispositivo que possui um íman em movimento de rotação dentro de uma bobina de fio espiralado, induzindo esse movimento uma corrente eléctrica no fio condutor, corrente essa que muda de sentido em cada meia volta do íman, designando-se por isso de corrente alterna, corrente essa que faz aquecer o fio onde ela é induzida – efeito de Joule) acho que vem coisa melhor no futuro. Quando eu era criança pensava sempre como ia fazer se fosse parar numa ilha deserta sem pilhas pra minha lanterna, mas ainda não existiam essas.