Se isso acontecer, vai ser à custa de que? Think with me se for por mérito do Etanol.
O Etanol, produzido através do processamento da cana-de-açúcar que é produzido em larga escala no Brasil, vem se mostrando através de pesquisas publicadas por grande parte da mídia mundial como a solução mais viável para substituir os derivados de petróleo como combustível. Isso sem sombra de dúvida pode consolidar de vez nossa liderança como o maior exportador de Etanol do mundo, o que é economicamente explêndido. Com bastante recursos entrando, a adesão da população mundial ao uso do alcool no lugar da gasolina em seus automóveis visando diminuir a dependência do clássico commodity que por muito tempo dá vida à maior parcela dos meios de transporte em todo o mundo, a economia brasileira talvez sinta-se pressionada pela procura a aumentar a oferta do combustível, o que significa aumento de produção.
Pensando no hoje, nosso vasto território nos favorece e muito para que haja esse inevitável crescimento de produção. Temos em torno de 40 milhões de hectares de áreas degradadas que podem ser recuperadas para o plantio. Felizmente temos terra de sobra pra isso e o governo brasileiro saberá aproveitar desta vantagem para aumentar em muito a produção caso haja aumento da procura. É como eu já disse antes, isso tudo faz dindin entrar que por sua vez faz aumentar investimentos na àrea, o que significa tecnologia para substituir a mão-de-obra(atualmente estima-se que aproximadamente 500.000 pessoas trabalhem no plantio e extração de cana-de-açúcar no Brasil, esse pessoal todo vai pra escola com parte do dinheiro que vai aumentar nosso PIB? tomara que sim!).
Se a profecia do livro se realizar e vier à custa do nosso chão, tomara que fiquemos ricos antes de precisar encher o povo brasileiro de cana.