sábado, 28 de julho de 2007

Estudantes do MIT transformam passos em energia elétrica

A cada dia que passa, novas fontes geradoras de energia limpa são descobertas. Desta vez, Thaddeus Jusczyk e James Graham, dois estudantes graduados do MIT, desenvolveram uma tecnologia chamada de Crowd Farm (”fazenda da multidão” em português), que capta o movimento sobre o chão, e o transforma em energia elétrica.

O Crowd Farm é como um segundo assoalho, que se comprime ligeiramente com a força que lhe é imposta. Ele poderia ser colocado em lugares bastante movimentados, tais como edifícios públicos, estações de metrô e até em apresentações musicais.

Um passo humano, gera eletricidade suficiente apenas para acender duas lampadas de 60w e por um único segundo. É pouco, mas se multiplicarmos este pequeno passo em escalas gigantescas, já teríamos uma quantia interessante de energia limpa e o melhor: inesgotável.

O único empecilho no momento, é que apesar de ser fácil de replicar o Crowd Farm, seus componentes são caros demais para serem implantados em grande escala.



Ta aí uma ótima solução pro futuro. Pena que sempre ficamos empacados no custo das tecnologias... Mas sem dúvida a criação já é um grande passo.. novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para um futuro próximo. A mudança é lenta demais na minha opinião, mas pelo menos está a acontecer.

Ótima aplicação pra o carnaval ;) mas se conseguem fazer com passos, porque não vão conseguir com carros em movimento?