segunda-feira, 23 de abril de 2007
Como mudar o resultado das raízes culturais?
Quem gosta de história pode perceber que não é de agora que o ser humano suga todos os recursos naturais à sua volta e migra para outros ambientes favoráveis à exploração e à implementação de estações de produção não-sustentável.
O ser humano de um modo geral não se contenta com o que tem.
Antigamente, praticamente ninguém tinha noção de que os recursos naturais do planeta poderiam chegar a um nível aparente de desgaste que começaria a causar "resposta" da natureza. Isso porque os números eram outros.
O crescimento populacional "profetizado" nos livros de geografia de nossa geração, já demonstrava estatisticamente o aumento em progressão geométrica dos habitantes do nosso planeta, o que acarretaria claro, no aumento em mesma progressão do consumo de um modo geral.
O facto é que: Para atender a demanda consumista da enorme(e má distribuída) população do planeta terra, tivemos que caminhar também para um nível de produção industrial e de geração de energia os quais o planeta terra não tem capacidade de suprir sem degradar utilizando os meios produtivos ultrapassados de hoje.
O grande problema da atualizade é:
Cifras estratosféricas em jogo.
A produção industrial em parceria com o consumo de energia poluente geram uma enorme parcela do PIB mundial. O que seria das várias indústrias e empresas que vivem da exploração de energia não-renovável se decidissem por fechar suas portas em prol do meio-ambiente?
Mudar o planeta custa caro para eles e afetaria direta e indiretamente a vida de várias pessoas.
Será que a mudança virá? será que o mundo agüenta chegar ao esgotamento das reservas de petróleo, extinção de várias outras espécies, redução a níveis ridículos do número de florestas e a poluição das àguas enquanto a população e o consumo aumentam?
Pense nisso e faça sua parte!
Consuma só o necessário.
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Chove chuva
A maioria da população é totalmente desinformada e indiferente quanto aos problemas causados pelo lixo nas ruas.
Faltam também educação ambiental e coletores de lixo espalhados pelas vias públicas.
Teve um tempo em que haviam muitos coletores de lixo espalhados por aí, mas a ação de vândalos acabou com quase todos. Já cansei de ver destroços e pontos de coletores incendiados pelas ruas do Recife.
Conheço muita gente que não está nem aí e já se acostumou em usar a desculpa da falta de lixeiros nas ruas pra soltar lixo no chão. Há até quem solte aquela: "Se não tiver lixo no chão, o que será dos pobres garis desempregados?"
Sempre andem com sacos plásticos dentro de seus carros, já ajuda bastante.
terça-feira, 17 de abril de 2007
Plásticomania
Há uma cultura no Brasil do uso massivo de sacos plásticos, principalmente em supermercados. Às vezes nem precisamos de um para levar o que acabou de ser comprado.. seja pelo produto ser pequeno, seja porque vai ser consumido na mesma hora. Já vi acontecer(inclusive pelas minhas mãos, quando eu ainda não era esclarecido quanto a este assunto) de alguém comprar algo, e assim que sai do caixa, tira o produto de dentro da sacolinha e joga a mesma no lixo(isso quando não soltam na rua mesmo).
Tem quem pense que esses saquinhos plásticos são inofensivos ao meio ambiente, mas não é bem assim.
Abaixo, um trecho do texto "A farra dos sacos plásticos" de André Trigueiro. Pós-graduado em meio ambiente, jornalista, redator e apresentador de um importante telejornal brasileiro:
"Feitos de resinas sintéticas originadas do petróleo, esses sacos não são biodegradáveis e levam séculos para se decompor na natureza. Usando a linguagem dos cientistas, esses saquinhos são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, e é impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural.
No caso específico das sacolas de supermercado, por exemplo, a matéria-prima é o plástico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados em vazadouros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água, retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis, e dificultam a compactação dos detritos.
Em toda a Grã-Bretanha, a rede de supermercados CO-OP mobilizou a atenção dos consumidores com uma campanha original e ecológica: todas as lojas da rede terão seus produtos embalados em sacos plásticos 100% biodegradáveis. Até dezembro deste ano, pelo menos 2/3 de todos os saquinhos usados na rede serão feitos de um material que, segundo testes em laboratório, se decompõe dezoito meses depois de descartado. Com um detalhe interessante: se por acaso não houver contato com a água, o plástico se dissolve assim mesmo, porque serve de alimento para microorganismos encontrados na natureza"
Procurem reutilizar ao máximo esses sacos.
E jamais joguem um desses no chão, onde quer que estejam.
Não custa nada num gesto simples, guardá-lo até encontrar um lixeiro.
segunda-feira, 16 de abril de 2007
Piromania
Nesse "post", algumas informações, pois pensar em um assunto sério sem base de dados é como assistir um documentário em russo com legendas em chinês.
1 - 80% da extração de madeira na floresta amazônica é feita de forma ilegal.
2 - Existem 22 madeireiras ESTRANGEIRAS conhecidas atuando na extração.
3 - A fiscalização quanto a capacidade produtiva e áreas de exploração das mesmas é insuficiente.
4 - O desperdício de madeira no desmatamento gira em torno de 60% a 70% do total extraído.
5 - O governo estimula projetos de conversão de áreas preservadas em áreas agropecuárias não-sustentáveis.
6 - Esse tipo de atividade causa uma enorme degradação do solo(principalmente por conta das queimadas), causando perda total da capacidade produtiva após 3 anos de plantio, o que implica na migração para outras àreas preservadas onde a degradação do solo se repete.
7 - Segundo estimativas oficiais, até 2020 a Amazônia terá perdido 25% de sua cobertura nativa.
8 - O Brasil é o quarto maior emissor de gases estufa do planeta, sendo 70% desse total relacinado ao desmatamento da amazônia por meio de queimadas.
9 - Nos últimos 30 anos, foi desmatada uma àrea maior que a extensão territorial da França.
10 - A instalação de hidroelétricas na região amazônica ja provou ser inviável pela baixíssima relação entre a área alagada(causando impacto ambiental imenso) e a potência elétrica instalada.
Mais um vt do Greenpeace pro meu povo:
Dezenas de outros problemas poderiam ser citados aqui, mas sei que a leitura cansa, o farei gradativamente, pois pretendo continuar escrevendo sobre até o fim dos meus dias.
domingo, 15 de abril de 2007
Mora na orla? Sabe nadar?
Gosto muito das ações de conscientização do Greenpeace.
Esta semana escolheram o Rio de Janeiro(por ter a maior concentração urbana costeira do país) para alertar o que está por vir. Aproximadamente 42 milhões de pessoas que vivem nas regiões costeiras Brasileiras serão afetadas pelo avanço do mar no futuro, caso não haja mudança imediata quanto aos problemas que causam o aquecimento global.
O nível do mar poderá subir aproximadamente 50cm dentro de 90 anos, o que seria o começo da história daquele "profético" filme Waterworld.
Enquete: Pensando só na elevação do nível do mar, O que é melhor?
1 - Esperar alguém fazer algo
2 - Aprender a nadar
3 - Mudar-se para lugares bem acima do nível do mar
4 - Começar a salvar o planeta
Uma vez disseram: "O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão"
sexta-feira, 13 de abril de 2007
And now... the end is near... Greenpeace
Procure no Youtube por "Greenpeace" e ventile
as suas idéias.
Usem o Google para saber o que passa no mundo
quinta-feira, 12 de abril de 2007
Solar Mission pro meu povo!!!
Trata-se da construção de uma usina de energia solar situada no deserto Australiano, que quando estiver pronta(a previsão é para 2009), será a construção mais alta do planeta, com uma torre de 1km de altura por 130m de diâmetro(mais que o dobro da altura do Empire State Building), erguida bem no meio de um imenso painel de captação solar com 20km quadrados de extensão.
Se tudo correr como o previsto, o calor gerado pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 quilômetros por hora na enorme chaminé, o bastante para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas.
Tomara que a Solar Mission Technologies Inc obtenha sucesso e o resto do planeta siga seu exemplo.
quarta-feira, 11 de abril de 2007
Eu continuo queimando tudo até a última gota
Saibam que o homem já dispõe a tempos de tecnologia suficiente para suprir de forma viável e imediata mais da metade do consumo de energia necessário para "movimentar o planeta" de forma limpa, sem causar nenhum dano ao meio ambiente.
Os meios conhecidos são chamados de "Fontes de energia renovável"
Hoje contamos com a energia hidroelétrica, eólica, solar, maremotriz, geotérmica e uso de biomassa para geração de energia térmica(explicações interessantes sobre em: Google & Wikipedia).
Resumo dos tipos de energia renovável conhecidos:
"Muitos ainda vêem a geração de energia por fontes renováveis como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país continental. A utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.
A Alemanha, por exemplo, provou como o uso das fontes renováveis pode ser útil ao Estado, à população e ao meio-ambiente. O país é responsável por cerca de um terço de toda a energia eólica instalada no mundo, representando metade da potência gerada em toda a Europa. O investimento em tecnologia também permitiu aos germânicos se destacarem na utilização de combustíveis de origem vegetal (biomassa).
Texto extraído de: http://www.planetaorganico.com.br"
Alegam "custo alto" para viabilizar o investimento nas tecnologias de energia renovável.
Caro acho que vai ser o preço que a humanidade vai pagar em breve se não mudarem de idéia.
terça-feira, 10 de abril de 2007
Eis que começa a minha mudança
Bem vindo(a) ao Mudaromundohoje!
Minha intenção ao criar este espaço, é publicar fatos, expor idéias e sugerir discussões sobre assuntos que dizem respeito ao presente e conseqüentemente ao futuro da humanidade.
A idéia partiu de uma noite mal dormida, motivada por um sentimento de alienação ao lembrar que na infância, um dos meus sonhos(não diferente de muitas crianças) era tornar-se um líder mundial capaz de promover uma mudança radical no modo de pensar dos habitantes de nosso planeta. Com o tempo essa vontade cedeu lugar a outras coisas, pois dificilmente uma criança toma como interesse principal de sua vida a "mudança da humanidade".
Sendo assim, hoje decidi começar a fazer a minha parte.